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APRESENTAÇÃO:
O Instituto Educacional Gênios do Futuro tem por missão, oferecer a comunidade, uma educação de qualidade a um baixo custo, formando cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários.
VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação.
VALORES: Respeito, honestidade, boa moral e bons costumes.
RESPONSABILIDADE SOCIAL: Interagir com o meio em que vive respeitando as diferenças entre os indivíduos e o meio.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
São referenciais teóricos da proposta pedagógica do nosso Instituto os seguintes autores: Jean Piaget, Vygotski, Howard Gardner, Paulo Freire e Pedro Demo, todos unânimes no resgate do homem para a vida cidadã.
Jean Piaget – nele buscamos conhecimento do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar, encarar os desafios do seu dia-a-dia.
Vygotski – contribui com a visão social do desenvolvimento do homem, a leitura do mundo exterior em que vive, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.
Gardner – contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias e específicas, que necessitam ser acessadas e desenvolvidas através da educação.
Paulo Freire – enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história;
Pedro Demo – orienta-nos para a busca do conhecimento aberto em que o homem constrói, desconstrói, reconstrói, transformando, assim, a informação em conhecimento.

PILARES:
O Instituto Educacional Gênios do Futuro tem como pilares:
FELICIDADE: A iniciativa defende a idéia de que pessoas com mais conhecimento tem mais oportunidade na vida e conseqüentemente, são mais felizes. Por isso, quer incentivar a realização de projetos sociais que visem a melhoria da educação.
EMPREENDEDORISMO: A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: educação infantil até o ensino médio. Atinge, portanto, idades de 4 a 17 anos. É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local, sustentável; por isto tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade. Estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções. Trata o empreendedorismo como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.
MEIO AMBIENTE: Neste contexto, o meio ambiente pode ser conceituado como o conjunto de fatores que atuam sobre um organismo ou comunidade ecológica e que se relacionam com a sobrevivência de cada indivíduo ou espécie. Segundo (Larousse,1992:50) a palavra ambiente é tudo aquilo que está em volta de (pessoa ou coisa). Portanto há uma relação direta entre a Natureza e a Sociedade e que deve ser compreendida pela comunidade local. A visão que o homem tem da natureza vem sendo modificada ao longo do tempo, em função de ações impactantes que o homem exerce na natureza.
AÇÕES COMUNITÁRIAS: Discutir o processo de comunicação, informação e educação permanente dos jovens junto a comunidade visando a contribuir para uma maior integração das ações comunitárias. Discute as modificações observadas no Brasil, na organização dos movimentos sociais e suas relações com os serviços públicos, Apresenta as diferentes etapas que devem ser seguidas no planejamento, desenvolvimento e avaliação de um projeto educativo voltado para a promoção de ações educativas para os jovens e a comunidade.
Com bases nesses pilares, desenvolvemos os projetos da educação básica para a formação da vida cidadã, voltados para as necessidades da comunidade local e regional, visando à formação de um cidadão capaz de ser protagonista de sua história por meio de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprio, às suas famílias e à comunidade.

FUNDAMENTAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA:
A ação pedagógica do Instituto focaliza os seguintes princípios:
Éticos – autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum;
Políticos – direitos e deveres de cidadania, criticidade, respeito à ordem democrática;
Sociais – domínio das Ciências, da Filosofia e da Sociologia, necessárias à vida cidadã;
Estéticos – sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais;
Tecnológicos e do conhecimento – o uso da tecnologia como suporte para a formação de redes de conhecimento que estabeleçam bases fundamentais para o desenvolvimento do educando.
Reconhecer suas aptidões, seus talentos, suas habilidades e potencialidades;
Expandir sua inteligência e criatividade;
Oportunizar o próprio acesso ao conhecimento científico, à exploração, à descoberta e à pesquisa.

FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS:
O nosso Instituto propõe uma atuação partícipe da comunidade e transformadora, do contexto social em que está inserido.
Para tanto, considera as seguintes dimensões:
Escola – enquanto ambiente de partilha, comunidade de aprendizagem, espaço politizado e politizador, deve promover a disciplina como processo de integração sócio-cultural, possibilitando ao aluno o conhecimento e a aplicação de seus direitos e deveres.
Professor – representa um elo entre a escola e os projetos da comunidade, inserindo os alunos na realidade social e cultural. Pesquisador consciente de sua condição de aprendiz, é flexível e leva o aluno a aprender a aprender.
Aluno – deve ser sujeito da própria aprendizagem, empenhando-se em experiências profissionais e comunitárias, que possam contribuir para o exercício da cidadania responsável e solidária.
Metodologia – baseia-se na interdisciplinaridade e no pensamento complexo.
Interdisciplinariedade - Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinariedade se faz presente. Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.
Pensamento complexo - A complexidade e suas implicações são as bases do denominado pensamento complexo, que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento.
Avaliação – compreendida como parte do processo educacional, portanto, contínua e processual, permite conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica.

Em decorrência dessa compreensão, a avaliação de aprendizagem só pode ocorrer se forem relacionadas às oportunidades oferecidas, analisando-se a adequação das situações didáticas propostas aos acontecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar. Assim, a avaliação de aprendizagem possibilita ao docente definir prioridades e localizar quais aspectos de ações educacionais demandam maior apoio, fornecendo-lhe elementos para a reflexão contínua sobre sua prática, a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.

Para o aluno, a avaliação de aprendizagem deve ser o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender; daí a importância de que faça sua auto-avaliação.

Esses fundamentos possibilitam alcançar o objetivo geral do Instituto: Formar Felizes Cidadãos do Mundo

CONCLUSÃO:
Pensando na prática escolar e nas reflexões metodológicas que o Instituto educacional Gênios do Futuro adotou para nortear seu trabalho, que foi registrada de maneira seqüencial todo seu trabalho pedagógico. E ainda entende que seu trabalho esteja propondo ser:

  • Questionador;
  • Integrador;
  • Crítico;
  • Impulsionador;
  • Criativo;
  • Permanente.

Estando assim o corpo docente, administrativo e discente interagindo entre si para que os ideais de democracia e cidadania sejam plenamente alcançados.



Colégio Gênios do Futuro.


Acesso :::  63439
Seu IP :::   54.92.201.232
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